Fisioterapia na reabilitação pós-operatória

Qualquer pessoa que tenha sido submetida a cirurgia sabe que a dor, inchaço, hematomas e a perda da mobilidade muitas vezes seguem o procedimento cirúrgico. Existem diversos bons motivos pelos quais os médicos recomendam que se inicie o tratamento fisioterapêutico imediatamente após cirurgias, o principal deles é para otimizar o restabelecimento de movimentos e melhorar a funcionalidade.

A fisioterapia na reabilitação pós cirúrgica pode proporcionar muitos benefícios:

  • Melhorar a circulação sanguínea: o movimento após a cirurgia vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço após a operação. Remove o acúmulo de fluido que ocorre no corpo e ajuda o processo de cicatrização, fazendo com que o sangue flua para a área lesada.
  • Força crescente: Os exercícios de fisioterapia ajudam a aumentar a força mais rapidamente. Se você optar por permanecer na cama para recuperar, levará muito mais tempo para recuperar sua força.
  • Controle de dor: Além da capacidade de movimento reduzida o paciente apresenta muita dor.
  • Restaurando a mobilidade: Após a cirurgia, o paciente apresenta mobilidade limitada e amplitude de movimento reduzida. Os exercícios trabalhados na fisioterapia são destinados a restaurar o movimento articular do membro ou a área lesionada otimizando sua capacidade de movimento.
  • Restaurar a confiança: Além dos benefícios físicos, a fisioterapia após a cirurgia também pode ter benefícios emocionais. Os exercícios de fisioterapia pode ajudar a restaurar a auto-confiança. Cada avanço do tratamento é uma pequena vitória e proporciona confiança para o paciente sobre a recuperação completa.

Idealmente, o fisioterapeuta irá fornecer educação e informações que ajudarão a melhorar a recuperação do paciente e saúde geral. Isso inclui oferecer informações sobre mudanças de estilo de vida como posição ideal para dormir ou posição correta para trabalhar.

O fisioterapeuta normalmente desenvolve um programa de treinamento que é adaptado para um paciente específico, considerando o tipo de corpo do paciente, condição do tecido e a cirurgia específica.  A reabilitação completa após a cirurgia  vai depender de como o paciente responde à terapia física.

By |2017-12-28T21:29:06+00:004 de novembro de 2017|Interesse|0 Comentários