As doenças respiratórias, infecto-contagiosas e parasitárias, causam mais de 25% das mortes em pessoas com mais de 60 anos de idade no nosso país, segundo o ministério da saúde.

Como o condicionador de ar dissemina doenças?

  • No interior fechado e escuro, acumula-se o pó, a sujeira e a humidade retirada do ar, esses elementos auxiliam o crescimento agentes causadores de doenças como pneumonia, meningite e até legionelose;
  • Ele também retira a umidade do ar, desidratando o muco protetor que reveste a parede das vias aéreas. Esse ressecamento destrói anticorpos e enzimas protetoras que nos defendem dos germes invasores;
  • Geralmente esses aparelhos passam semanas ou meses sem utilização, dando tempo suficiente para se formarem e se acumularem grandes colônias desses germes invisíveis no seu interior, as quais são espalhadas no ar que respiramos assim que o equipamento é ligado.

Os cuidados com ar-condicionados:

Optando-se pela uso dos equipamentos, uma manutenção adequada deve ser respeitada:

  • Semanalmente: limpeza manual com álcool e desinfetantes.
  • Mensalmente: higienização completa realizada por profissionais qualificados.

As alternativas ao uso do ar-condicionado:

Idosos tem a temperatura corporal mais baixa, portanto tendem a sentir mais frio no inverno e menos calor no verão. Isso é especialmente importante para nós que vivemos no sul do país, onde as baixas temperaturas do inverno exigem que os ambientes sejam climatizados. Nesses casos, sugere-se:

  • No inverno, trocar o ar-condicionado por calefatores e radiadores a óleo ou à água, pois além de muito seguros, não disseminam doenças;
  • No verão, o uso de ventiladores e hidratação abundante, reduz a necessidade de resfriar artificialmente os ambientes, principalmente porque, em geral, idosos sentem menos calor.

Eliminar a presença do equipamento pode não ser prático no início, mas é a melhor forma de prevenção, principalmente porque a imensa maioria desses equipamentos não recebe limpeza e manutenção adequadas. Para idosos e crianças os perigos são ainda maiores, pois o sistema imunológico é mais delicado.

Veja também o depoimento do biólogo e consultor da Rede Globo:

Eliminar o ar-condicionado é a melhor forma de prevenção.

 

Fontes:

  1. Ministério da Saúde – (SIH/SUS). http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/morbidade_etaria.pdf
  2. Wikipedia. Doença do legionário. http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_do_legionário. Online. Acessado em 05/01/2013.
  3. Masiá M, Gutiérrez F, Padilla S, et al. Clinical characterisation of pneumonia caused by atypical pathogens combining classic and novel predictors.Clin Microbiol Infect. 2007 Feb;13(2):153-61.
  4. Hwang RL, Chen CP. Field study on behaviors and adaptation of elderly people and their thermal comfort requirements in residential environments.Indoor Air. 2010 Jun;20(3):235-45.
  5. Harold S. Nelson, S.Roger Hirsch, John L. Ohman, et al. Recommendations for the use of residential air-cleaning devices in the treatment of allergic respiratory diseases.  J Allergy Clin Immunol. 1988 Oct;82(4):661-9.
  6. Graudenz GS; Kalil J; Latorre MR, et al.Exposição alergênica e sintomas respiratórios em ambientes climatizados. Rev bras alergia imunopatol. 2004 mai-jun;27(3):94-102.
  7. Caius L, Jéssica K. Ar condicionado potencializa riscos de doenças respiratórias no verão.  http://www.hc.unicamp.br/imprensa/not-120116.shtml. Online. Acessado em 05/01/2013.