Todos nós estamos praticando o distanciamento social para ajudar a conter a crescente pandemia de coronavírus, mas enquanto o resto de nós entra no Zoom, faz video chamada no Whastapp ou outro aplicativo para manter contato com amigos, um grupo é particularmente vulnerável e isolado: os idosos.

E, claro, o distanciamento social é especialmente importante para os idosos. De acordo com as pesquisas e dados, os idosos estão entre os grupos de maior risco para o desenvolvimento de casos graves ou complicações de COVID-19.

O distanciamento social não significa que você não possa manter contato e se manter presente na vida dos seus familiares ou amigos mais velhos. Com os idosos sendo aconselhados a isolar-se devido ao coronavírus, você pode pensar em maneiras virtuais de se comunicar com eles.

Mas aí surge mais um problema, alguns idosos apresentam tremores essenciais nas mãos, visão e audição ruim, dificuldade na motricidade, então até o simples ato de “deslizar para destravar” é difícil.

Não só por causa da pandemia mas cada vez mais os idosos estão conectados e se faz necessário sistemas, aplicativos e aparelhos que entendam os principais problemas dos idosos e criem facilitadores para eles.

Queremos praticar o distanciamento social mas não o isolamento social.

O isolamento social entre os idosos, era comum mesmo antes da pandemia. Em um estudo de 2020 publicado pela National Academy of Sciences, cerca de 43% dos adultos com 60 anos ou mais relataram sentir-se solitários, um elemento da saúde mental que pode agravar as condições de saúde existentes.

Portanto, agora é a hora de descobrir como deixar seus pais, avós, amigos e parentes mais velhos confortáveis com a videochamada. Embora possa parecer complicado ou intimidante para alguns, não precisa ser.

Assim que os idosos estiverem confortáveis com a tecnologia, eles terão acesso a muitos dos recursos que todos nós estamos usando para superar o isolamento também: permanecer conectado com amigos e comunidade, poder participar de eventos virtuais, clubes do livro online, e datas comemorativas em vídeo ou outras formas para nos mantermos conectados.

Por que a videochamada é realmente melhor? É tudo uma questão de conexão! Embora um simples telefonema possa ser suficiente, a videochamada pode ser uma maneira mais eficaz de ajudar as pessoas a não se sentirem isoladas e de verificar como elas estão. O que é reconfortante para todos.

No SerraVille utilizamos esse recurso, ajudamos os idosos na tecnologia e facilitamos as conecções do amor com a tecnologia.