O SerraVille usa a música e seus elementos, como o som, ritmo e melodia , para a reabilitação física, mental e social. A musicoterapia proporciona integração entre idosos e seus familiares, um momento de harmonia e alegria que promove a atividade motora, o restabelecimento de funções, exercitando memória e cognição.

O maior benefício advém do uso da música para auxiliar e amenizar as mudanças que ocorrem na velhice. O objetivo é a recuperação da autoestima. Além disso, envolve atividades, lúdicas de cantar, tocar instrumentos, improvisar e criar, brincando, ela estimula o trabalho mental e corporal do idoso.

Desenvolvemos esta atividade duas vezes na semana, fazendo uso de instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar, animar, reabilitar e proporcionar a qualidade de vida dos nossos hóspedes.

Benefícios da musicoterapia para idosos:

  • Restabelecimento do ritmo da marcha: O uso de músicas com os ritmos marcados auxilia idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar.
  • Estimulação da fala: O canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória.
  • Aumento da Criatividade: A criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas.
  • Aumento de força e consciência corporal: O ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura.
  • Diminuição dos sintomas de depressão: O convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções.

Estudos tem demonstrado que os idosos que praticam atividades de musicoterapia pelo menos uma vez por semana pode possibilitar um afastamento da solidão, se sentem mais apoiados, felizes e com uma ótima qualidade de vida.