Aqui no SerraVille já é tradição fazer biscoitos de Natal seja para presentear ou apenas para se deliciar. A confecção dos biscoitos é um momento de muita alegria e colaboração ente os hóspedes. Todo o processo é feito pelos idosos e no final eles presenteiam familiares, amigos e visitantes.

Este costume de fazer biscoitos de Natal acontece em todo o mundo e existe várias histórias sobre seu surgimento:
Na Alemanha esta tradição é muito antiga, surgiu nos conventos e mosteiros da Idade Média. As famílias se reuniam no inicio de Dezembro para fazer os famosos biscoitos de natal. Nas casas alemãs os biscoitos serviam de ornamentos para os pinheiros, e só poderiam ser comidos após a ceia natalina.

Outra história conta que a tradição dos biscoitos de Natal nasceu na região da Escandinávia, em 1875. Neste ano, uma velha senhora assou um grande biscoito em formato de homenzinho, colocando nele boca, olhos e botões confeitados. Porém, ao abrir o forno o biscoito pulou da forma, saiu correndo pela janela e nunca mais foi encontrado.

Já na Inglaterra a historia conta que numa festa de Natal a Rainha Elizabeth I mandou que fossem preparados biscoitos para servir junto ao tradicional chá das cinco. Esses biscoitos eram homenzinhos de pão de mel com gengibre, e retratavam cada um dos convidados da rainha.

Na Itália a receita nasceu durante uma visita do Bispo de Milão à uma comunidade em Saronno. Na ocasião, um jovem casal decidiu preparar biscoitos, mas acabou exagerando no açúcar. Para consertar, eles adicionaram pedaços de amêndoas amargas à mistura, e assim equilibrar o sabor. O cardeal gostou muito do resultado e abençoou o casal, desejando um longo casamento.

Entre os norte-americanos, ganhou popularidade na década de 30. A preparação do biscoito conta com a ajuda das crianças na produção, principalmente na decoração. Depois, segundo a tradição, elas devem oferecer alguns ao Papai Noel na noite do Natal, junto com um copo de leite. Assim, elas aprendem desde cedo a ser gentis e agradecer pelos presentes recebidos.

Já no Brasil, a tradição mais comum diz que os biscoitos devem ser feitos em família. Nestes casos, as avós devem fazer os biscoitos, e as crianças devem decorá-los, criando assim um costume passado de geração para geração.

Mesmo com diferentes tradições, os biscoitos de Natal unem famílias e ajudam a tornar o biscoito natalino uma das maiores delícias do final de ano. Aqui no SerraVille a confecção e a distribuição dos biscoitos gera atividade física e mental, alegria, socialização, autonomia e muito prazer.