A hidroterapia para idosos reflete em qualidade de vida, bem-estar e promove a sociabilização do paciente.

A terapia aquática é um método de tratamento altamente benéfico para pessoas de todas as idades. Afinal, a água oferece um ambiente seguro para a realização de diferentes tipos de exercícios, o que faz da hidroterapia para idosos um tratamento muito eficaz. E suas vantagens vão muito além da melhora física, pois esse ambiente impacta diretamente no emocional do paciente, motivando sua sensação de bem-estar. 

Nesse sentido, para entender melhor quais são os benefícios da hidroterapia para idosos é só continuar a leitura. E lembre-se que os hóspedes do SerraVille têm acesso a uma piscina terapêutica que atende a todos os cuidados de segurança e conforto.  

Quando a hidroterapia é indicada?

  • Acidente Vascular Cerebral 
  • Dor e espasticidade crônica
  • Doença de Parkinson
  • Doenças reumatológicas
  • Recuperação pós-operatória
  • Insuficiência venosa periférica e linfedema
  • Insuficiência cardíaca

Benefícios da hidroterapia para idosos

  1. Alívio do estresse nas articulações

Em primeiro lugar, a hidroterapia permite que os idosos realizem exercícios sem a pressão e o impacto que geralmente ocorrem na rua ou na esteira, por exemplo. Isso porque a água oferece suporte e flutuabilidade, reduzindo o estresse nas articulações. Assim, essa característica é especialmente importante para pessoas que sofrem com doenças como artrose e artrite reumatoide. O resultado é o alívio da dor, permitindo que os idosos se movam com mais conforto nas sessões de hidroterapia.

  1. Melhoria da mobilidade e flexibilidade

A resistência suave da água permite que os indivíduos realizem movimentos fluidos e melhorem a mobilidade das suas articulações. Dessa forma, a hidroterapia para idosos ajuda a aumentar a flexibilidade, alongar os músculos, além de melhorar a amplitude de movimento. Esses benefícios são importantes para idosos que têm rigidez muscular, perda de flexibilidade e demais problemas de mobilidade.

  1. Fortalecimento muscular

Como se sabe, a água oferece uma resistência natural, o que torna os exercícios da hidroterapia excelentes para o fortalecimento dos músculos. Em geral, um fisioterapeuta especializado lidera a aula, orientando os pacientes na realização de exercícios de fortalecimento muscular. O objetivo é trabalhar de forma segura os grupos musculares específicos. Ou seja, a hidroterapia para idosos é indicada para pessoas com dificuldade em realizar exercícios terrestres devido às condições físicas.

  1. Melhoria da circulação sanguínea

Dentre os benefícios da hidroterapia para idosos está o estímulo à circulação sanguínea. Como a água é aquecida, seu calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e a entrega de oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo. Isso é particularmente benéfico para idosos com propensão ao desenvolvimento de problemas de circulação, como pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares ou diabetes.

  1. Redução do inchaço e edema

Para pessoas de qualquer idade, a imersão na água pode ajudar a reduzir o inchaço e o edema nos membros inferiores. Isso ocorre devido à pressão hidrostática exercida pela água, que ajuda a melhorar o fluxo linfático e a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas. Além disso, para os idosos que têm problemas de circulação ou mesmo pacientes em pós-operatório, a hidroterapia é uma excelente aliada.

  1. Estímulo do equilíbrio e coordenação

Ainda, a hidroterapia para idosos representa um ambiente seguro e propício para a melhora do equilíbrio e da coordenação. Como a água proporciona suporte e estabilidade, a piscina terapêutica permite que os pacientes realizem exercícios de equilíbrio com confiança, sempre monitorados pelo fisioterapeuta. Além disso, a resistência da água desafia o equilíbrio e estimula a coordenação motora, ajudando a prevenir quedas e melhorando a qualidade de vida e o bem-estar.

  1. Promoção do bem-estar emocional

Além dos benefícios físicos, a hidroterapia pode ter um impacto positivo no bem-estar emocional dos idosos. Em primeiro lugar, a água cria uma sensação de relaxamento e conforto, reduzindo o estresse e a ansiedade. Depois, as sessões são caracterizadas pelo ambiente socialmente estimulante, motivando os idosos no convívio social. Isso é especialmente importante para incentivar a interação dos pacientes com os demais participantes e terapeutas, promovendo senso de pertencimento e apoio emocional.

Por fim, lembre-se de procurar uma clínica de reabilitação especializada a fim de garantir os melhores cuidados para o idoso durante a hidroterapia. O SerraVille disponibiliza hidroterapia para idosos com infraestrutura completa de acessibilidade, com foco em hidroginástica e fisioterapia aquática. Entre em contato e saiba mais!