Como sabemos, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição médica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, um estudo estima 2.231.000 casos de AVC, sendo 568.000 deles gerando incapacidade grave. Considerando isso, é nítida a importância dos tratamentos de reabilitação pós-AVC, pensando na qualidade de vida desses pacientes.

Após um AVC, os indivíduos enfrentam desafios significativos, que podem variar conforme o grau de comprometimento. No entanto, essa é uma área que evoluiu muito nos últimos anos, permitindo tratamentos de reabilitação bastante satisfatórios. Entre os métodos que podem auxiliar os pacientes na recuperação de suas habilidades estão fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia e fonoaudiologia. 

Tratamentos de reabilitação pós-AVC

Fisioterapia: foco na mobilidade do paciente

A fisioterapia desempenha um importante papel junto aos pacientes em reabilitação pós-AVC. Em geral, os indivíduos podem apresentar fraqueza muscular, paralisia e perda de coordenação após um quadro de acidente vascular cerebral. Nesse sentido, o tratamento com fisioterapeuta visa melhorar a mobilidade, restaurar a força muscular e auxiliar na recuperação da capacidade de caminhar, permitindo movimentos de forma mais independente.

Hoje em dia, o papel do fisioterapeuta é determinante e os planos de tratamento são personalizados para cada paciente. Assim, podem ser incluídos exercícios específicos para fortalecer os músculos enfraquecidos, melhorar a postura e restaurar o equilíbrio. Além disso, esse profissional utiliza técnicas de mobilização, alongamento e treinamento funcional para auxiliar os pacientes a alcançarem seus objetivos de recuperação.

Terapia Ocupacional para retomar a independência

Tão importante quanto, a terapia ocupacional busca auxiliar os pacientes na retomada de habilidades práticas para suas atividades cotidianas. Muitas vezes, dificuldades em tarefas simples, como se vestir, comer, tomar banho e escrever acabam impactando a rotina dos indivíduos. Nesse sentido, o papel dos terapeutas ocupacionais na reabilitação pós-AVC  é trabalhar em sintonia com seus pacientes para desenvolverem juntos estratégias que incentivem a retomada dessas atividades de forma independente.

Por meio de treinamento adaptativo e exercícios práticos, os terapeutas ocupacionais são importantes aliados na superação dos desafios causados pela deficiência motora e cognitiva. Eles ensinam técnicas para simplificar tarefas e podem, inclusive, sugerir dispositivos de auxílio, bem como a adaptação do ambiente para facilitar a autonomia.

Hidroterapia para alívio de dores e recuperação suave

Ainda, a hidroterapia é uma abordagem de reabilitação pós-AVC que se aproveita das propriedades terapêuticas da água. Em geral, as pessoas que sofreram um AVC costumam enfrentar dor, rigidez muscular e dificuldade de movimento. E é nesse momento que a água das piscinas terapêuticas pode contribuir. Nesse tipo de ambiente de baixo impacto, a flutuação e o suporte contínuo permitem que os pacientes realizem exercícios sem agravar suas condições.

Sendo assim, a hidroterapia não só proporciona alívio da dor, como promove a recuperação da força e da flexibilidade. Entre os benefícios da hidroterapia para a recuperação está a melhora na amplitude de movimento, coordenação e equilíbrio. Porém, a sensação relaxante da água quente também contribui para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.

Fonoaudiologia: reabilitando a comunicação e a deglutição

Indo além de todas as questões motoras, os pacientes pós-AVC também podem enfrentar desafios significativos na fala, linguagem, comunicação e deglutição. É por isso que a fonoaudiologia desempenha um papel fundamental entre os tratamentos de reabilitação pós-AVC. Na prática, os fonoaudiólogos avaliam as dificuldades de comunicação e desenvolvem estratégias para melhorar a articulação, a linguagem e a compreensão verbal dos pacientes, conforme o grau de comprometimento.

Além disso, a fonoaudiologia auxilia os pacientes na recuperação da deglutição segura, que pode ser comprometida após um AVC. Na reabilitação pós-AVC, fonoaudiólogos atuam justamente na restauração da capacidade de engolir alimentos e líquidos de maneira segura, minimizando o risco de complicações alimentares.

Reabilitação de AVC com profissionais qualificados

Sabemos que a recuperação após um quadro de AVC pode ser desafiadora, mas os avanços na área da saúde representam uma oportunidade para uma recuperação bem-sucedida. Hoje em dia, os tratamentos de reabilitação pós-AVC são protagonistas na restauração da mobilidade, independência e qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, é importante que as famílias busquem apoio de profissionais qualificados, em ambientes seguros e modernos para proporcionar o melhor tratamento. O SerraVille é considerado o mais completo centro de tratamento e reabilitação pós-AVC, com foco total na saúde e na qualidade de vida dos pacientes.

Agende uma visita e conheça a nossa estrutura.