Os AVCs podem ser classificados em 2 categorias principais:

  • Isquêmicos: São AVCs causados pelo bloqueio de uma artéria (ou, em casos raros, uma veia). Cerca de 87% de todos os AVCs são isquêmicos.
  • Hemorrágicos: São AVCs causados por sangramento. Cerca de 13% de todos os AVCs são hemorrágicos

O que é um AVC isquêmico?

Um AVC isquêmico ocorre quando um vaso sanguíneo que abastece o cérebro fica bloqueado ou “entupido” e prejudica o fluxo sanguíneo para parte do cérebro. As células e tecidos cerebrais começam a morrer em minutos por falta de oxigênio e nutrientes. Os AVCs isquêmicos são ainda divididos em 2 grupos:

  • AVCs trombóticos. São causados por um coágulo sanguíneo que se desenvolve nos vasos sanguíneos dentro do cérebro.
  • AVCs embólicos. São causados por um coágulo sanguíneo ou fragmentos de placa que se desenvolvem em outra parte do corpo e depois viajam para um dos vasos sanguíneos no cérebro através da corrente sanguínea.

AVC trombótico

AVCs trombóticos são AVCs causados por um trombo (coágulo sanguíneo) que se desenvolve nas artérias que fornecem sangue ao cérebro. Este tipo de AVC é geralmente observado em pessoas mais velhas, especialmente aquelas com colesterol alto e aterosclerose (acúmulo de gordura e lipídios dentro das paredes dos vasos sanguíneos) ou diabetes.

Às vezes, os sintomas de um AVC trombótico podem ocorrer repentinamente e frequentemente durante o sono ou no início da manhã. Em outros momentos, pode ocorrer gradualmente ao longo de horas ou até dias.

AVCs trombóticos podem ser precedidos por um ou mais “mini-AVCs”, chamados ataques isquêmicos transitórios, ou AITs. Os AITs podem durar alguns minutos ou até 24 horas, e são frequentemente um sinal de alerta de que um AVC pode ocorrer. Embora geralmente leves e transitórios, os sintomas causados por um AIT são semelhantes aos causados por um AVC.

Outro tipo de AVC que ocorre nos pequenos vasos sanguíneos no cérebro é chamado de infarto lacunar. A palavra lacunar vem da palavra latina que significa “buraco” ou “cavidade”. Infartos lacunares são frequentemente encontrados em pessoas que têm diabetes ou pressão alta.

AVC embólico

AVCs embólicos são geralmente causados por um coágulo sanguíneo que se forma em outra parte do corpo (êmbolo) e viaja através da corrente sanguínea até o cérebro. AVCs embólicos frequentemente resultam de doenças cardíacas ou cirurgia cardíaca e ocorrem rapidamente e sem quaisquer sinais de alerta. Cerca de 15% dos AVCs embólicos ocorrem em pessoas com fibrilação atrial, um tipo de ritmo cardíaco anormal em que as câmaras superiores do coração não batem efetivamente.

O que é um AVC hemorrágico?

AVCs hemorrágicos ocorrem quando um vaso sanguíneo que abastece o cérebro se rompe e sangra. Quando uma artéria sangra para o cérebro, as células e tecidos cerebrais não recebem oxigênio e nutrientes. Além disso, a pressão aumenta nos tecidos circundantes e ocorrem irritação e inchaço, o que pode levar a mais danos cerebrais. Os AVCs hemorrágicos são divididos em 2 categorias principais, incluindo as seguintes:

  • Hemorragia intracerebral: O sangramento é dos vasos sanguíneos dentro do cérebro.
  • Hemorragia subaracnóidea: O sangramento está no espaço subaracnóideo (o espaço entre o cérebro e as membranas que cobrem o cérebro).

Hemorragia intracerebral

A hemorragia intracerebral é geralmente causada por pressão alta. O sangramento ocorre de forma súbita e rápida. Geralmente não há sinais de alerta e o sangramento pode ser grave o suficiente para causar coma ou morte.

Hemorragia subaracnóidea

A hemorragia subaracnóidea resulta quando o sangramento ocorre entre o cérebro e a membrana que cobre o cérebro (meninges) no espaço subaracnóideo. Este tipo de hemorragia é frequentemente devido a um aneurisma ou a uma malformação arteriovenosa (MAV). Também pode ser causada por trauma.

  • Um aneurisma é uma área enfraquecida e dilatada na parede de uma artéria e tem risco de ruptura. Aneurismas podem ser congênitos (presentes no nascimento), ou podem se desenvolver mais tarde na vida devido a fatores como pressão alta ou aterosclerose.
  • Uma MAV é um distúrbio congênito que consiste em uma rede desordenada e emaranhada de artérias e veias. A causa da MAV é desconhecida, mas às vezes é genética ou parte de certas síndromes.

O que são AVCs recorrentes?

AVCs recorrentes ocorrem em cerca de 1 em cada 4 pessoas que tiveram um AVC dentro de 5 anos após o primeiro AVC. O risco é maior logo após um AVC e diminui com o tempo. A probabilidade de incapacidade grave e morte aumenta com cada AVC recorrente. Cerca de 3% das pessoas que tiveram um AVC têm um segundo AVC dentro de 30 dias após o primeiro AVC, e cerca de um terço tem um segundo AVC dentro de 2 anos.